quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Aula Inicial



Olá alunos!


Em nossa primeira aula falaremos sobre as funções do Sistema Imunológico. Para inicio de conversa temos que definir o que é sistema imunólogico, para depois abordamos as suas funções.


Então o que é o sistema imunológico? esse sistema é formado por moléculas e células responsáveis pela imunidade.

Mas agora surge uma outra pergunta, o que é imunidade?
podemos dizer que imunidade significa proteção contra doenças, em particular contra doenças infecciosas. Podemos citar ainda uma definição mais abrangente de imunidade que seria uma reação a subtâncias estranhas, incluindo microrganismos, macromoléculas (proteínas, polissacarídeos, lipídios)e pequenas substâncias químicas que são reconhecidas como elementos estranhos.

Podemos dizer que a resposta coordenada e coletiva contra a introdução de substâncias estranhas é chamada de resposta imunológica.

A imunologia é a parte da ciência que estuda a imnunidade, ou seja os eventos celulares e moleculares que ocorrem depois que o organismo encontra microrganismos e substâncias estranhas.

Nosso sistema imunológico tem a função principal de interagir com o que é estranho e o que é próprio. Após este reconhecimento, tanto o que é estranho como que é próprio podem ser rejeitados ou assimilados. Nosso sistema imune consegue combater e destruir o que é estranho e ao mesmo tempo consegue reconhecer como próprio nossas moléculas evitando assim uma resposta contra o que é próprio, é claro que não podemos deixar de falar, que o sistema imune pode não fazer o reconhecimento do que é próprio e gerar doenças, mas isso é assunto para uma outra aula.

Voltando ao que falávamos, a defesa do sistema imune contra microrganismos é mediada pelas reações iniciais da imunidade inata(natural), que é a primeira linha de defesa contra os microrganismos, onde ocorre uma grande eliminação de patógenos e a imunidade adquirida(específica) que correspondem as respostas tardia


Tanto a resposta inata quanto a adquirida, são componentes de um sistema integrado de defesa, no qual várias células e moléculas trabalham em conjunto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário