quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Células do Sistema Imunológico







Olá Alunos!



Bom, mais uma vez estou por aqui para tirar algumas dúvidas que ficaram das nossas aulas.
Falamos na nossa segunda aula dos componentes que formam o sistema imunológico. lembram disso??? não!!!?? então vamos refrescar a memória, ok!

O sistema imunológico e formado por vários tipos celulares, todas essas células tem sua geração a partir da célula tronco. Acho que todos já devem ter escutado falar sobre essa célula, mas não custa nada lembrar mais uma vez.



CÉLULA TRONCO - Podemos definir célula tronco como sendo a célula que dá origem a todos os tipos célulares do sistema imunológico. Essa célula tem uma capacidade alta de auto regeneração e também é pluripotente ou seja possui uma capacidade de diferenciação em vários tipos célulares.

A célula tronco se diferencia em dois precursores celulares, um de linhagem linfóide (que dará origem aos linfócitos T, B e células NK) e um linhagem mielóide (que dará origem aos granulócitos, células mononucleares , eritrócitos e plaquetas). Não podemos esquecer das células dendríticas que podem ser direnciadas de uma linhagem linfóide ou mielóide. Essas células e os macrofágos são chamadas de células apresentadoras de antígenos, pois apresentam o antígeno para os linfócitos ...mas isso é assunto para uma outra aula...




Um comentário:

  1. Ana.. me passa um email e conversamos sobre os padres...

    adridurante@hotmail.com

    bjs

    ResponderExcluir